Círculo de Cultura resgata memória da quitandeira Maria de Chico
- centroculturaltaperareal
- 24 de fev.
- 1 min de leitura
O cenário era convidativo:


Dedinho de prosa e causos, cafezin socado no pilão com garapa de engenhoca e deliciosas quitandas com fubá de moinho assadas no forno de barro.
Os mestres da oralidade taperense: Sr. Sadir, Dona Maria do Governo, Dona Almira e Sr. Santos teceram fios de memória da saudosa Maria de Chico, figura social representativa do patrimônio quitandeiro rural do Mato Dentro.
O registro contou com suporte do artista plástico Vitor Martins, selecionado em chamada pública para criar a estátua de Maria de Chico.
A atividade aconteceu no dia 18/02/25 como parte do aquecimento preliminar ao
1º. Festival de Quitandas e Quitandeiras que acontecerá em maio, capitaneado pelas mulheres do Centro de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Sustentável/Associação Taperense Caminho da Liberdade, em conexão com jovens e mestres do Programa de Valorização do Patrimonio Imaterial/ Estúdio Midia Jovem/ Centro Cultural:
O patrocínio é do Edital Paulo Gustavo, do Programa Cultura Viva, da Rede Nacional de Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, além da Prefeitura e da Câmara de CMD.

Comments