Conhecendo a história dos fornos a lenha, e sua evolução, pode-se dizer que os fornos a lenha têm sua origem na necessidade do ser humano cozinhar seus alimentos e alimentar-se. Uma necessidade muito primária que acompanha a sobrevivência do homem, desde suas próprias origens.
No passado, o homem usava argila retirada do fundo dos rios para isolar lateralmente o fogo para que não se apagasse. O alimento era precariamente posto entre a lenha para assar. Com o tempo, foram aprendendo a esculpir e manipular pedras usadas nos fornos, que se modernizavam.
Antes de usar o forno, deve se colocar lenha dentro do forno, queimar, tampar o forno e deixar a lenha ardendo em chamas por várias horas, até que o topo da fornalha comece a ficar vermelho. Por fim, limpe o forno e já pode usá-lo para assar pães, bolos, roscas, biscoitos e várias outras quitandas.
A web Vivencia Forno de Barro é mais uma das atrações turística localizado no Centro Cultural Tapera Real. O forno foi construído por moradores da comunidade, com objetivo de não deixar as origens de antigamente acabarem e serem lembradas e conhecidas por moradores, visitantes e turistas.
Comments